TEMA: “O casamento perfeito.”
TEXTO: Gn. 24:50-67
Culto de CEIA 28/08/2011
Um casamento para ser perfeito precisa começar bem, embora nos dias de hoje o casamento tenham se tornado algo banal, que perante a sociedade moderna casa-se e separa-se. O casamento foi instituído por Deus. Foi criado fundado por ele. Mais o inimigo está agindo e investindo pesado nessa área porque sabe que a família é à base da criação de Deus. Encontramos aqui neste texto uma forma de casamento perfeito porque representa o casamento do senhor Jesus com a igreja.
Do mesmo jeito que o inimigo tem agido na sociedade moderna e nos casamentos assim ele tem agido no meio da igreja, tentado tirar os cristãos da direção, da jornada de como chegar até o noivo. Jo 3:29 João batista diz: “Aquele que tem a esposa é o esposo. Temos nesse texto três tipos que representam o noivo a noiva e quem conduz até o casamento.”
Tipo = ato ou personagem que está no velho testamento e que é representado no novo testamento.
1=Rebeca representa a igreja,
2= Eliezer o espirito santo que conduz,
3= Isaque que representa um tipo de cristo.
Temos três passos do casamento perfeito, ou seja, em cristo para vida eterna. Conjugal até que a morte nos separe.
1º passo: A escolha. (Gn 24. 1-9).
Escolha sempre o esposo ou a esposa do meio da igreja que tenham a mesma fé, Não das de Canaã. (Do mundo). E se já escolheu não viva como as de Canaã. 2= escolheu Jesus não participe das bodas de Canaã. Gn 25:30-34, escolha esposa Cananeia Gn 26:34,35.
2º passo: É ter compromisso para ser conduzido pelo espirito santo.
Gn 24:55-58. Não para que compromisso agora deixa para depois há muito tempo. O servo de Abraão tinha compromisso com o seu senhor e disse não se ficarmos muito tempo aqui poderemos começar a pensar diferente. V 56 ele, porém, lhes disse não nos detenhais, pois o senhor tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor. Amém
3º passo: Servir. (Gn 24:15-26).
É assim que a igreja do senhor tem que se comportar! ela parou a sua jornada para servir ao servo de Abraão. Temos que parar de servirmos a nós mesmos é passar a servi ao senhor e ao próximo. No casamento.
4º passo: O grande encontro. (Gn 24:62-65)
Rebeca ver Isaque de longe e pergunta ao servo quem é aquele homem, ele responde: - é o meu senhor Isaque. ela colocar o véu e cobriu-se.
É dessa forma que devemos nos comportar a espera do noivo, pois chegará o dia em que seremos apresentados a ele. Rebeca foi apresentada a Isaque e ele a tomou por esposa e amou-a. (Gn 24:67.) AMÉM!
Pr João
IEEA-Jatobá II