Ministração de Domingo: 01 de Janeiro de 2012
TEXTO: João 5:1-15
E ali jazia uma grande multidão de enfermos: e coxos, cegos e paralíticos, esperando o mover das águas.
Podemos observar que onde o paralitico estava ele não estava sozinho havia uma multidão de pessoas com uma adversidade de problemas. E todos tinham o mesmo objetivo ser sanados seus problema e dificuldades. Todos queriam descer ao tanque quando as águas eram agitadas pelo anjo segundo a bíblia.
O que chama atenção é que betesda o seu significado é casa de misericórdia.
Mais aquela multidão era individualistas, pensavam em si próprio, e não nos outros. O momento era de quem tivesse melhor preparado para descer ao tanque.
A bíblia diz que todos esperavam. (Esperar) = aguardar, contar com alguém.
Esperar muitas vezes é difícil, requer tempo, esse paralítico já fazia 38 anos de espera na casa da misericórdia.
1º A SOCIEDADE ESTAVA PRESENTE.
O tanque fica em Jerusalém perto da porta das ovelhas e havia cinco alpendres. A sociedade e muitos curiosos estavam lá querendo ver o mover das águas e alguém entrar aleijado e sai andando. Quem depende da sociedade perece.
2º A RELIGIÃO ESTAVA LÁ. (V.10)
Então os judeus disseram é sábado não ti é licito levar a cama. Os judeus estavam preocupados em que as regras que eles mesmos tinham acrescentando a lei fossem cumpridas e não com aleijado ou outro qualquer. Na religião não misericórdia.
Esperar gera esperança você só poder ter esperança de algo que você não ver. E esse paralítico estava ali há 38 anos todos os dias com a mesma esperança não via ali quem pudesse lhe ajudar porque todos estavam focados em receber e não em dar.
3º O MUNDO PRECISA É DE JESUS. (v 6,7,8)
Essa situação retrata bem como nós vivemos hoje o homem esperava há 38 anos nós também temos uma espera e uma esperança. Vivemos em uma sociedade individualista e capitalistas onde todos pensam em si mesmo.
Si você entrou aqui hoje sem esperança. Quero-lhe fala algo continua com a tua espera porque esse homem esperou 38 anos e não perdeu a esperança e Jesus entrou e saiu da historia, de sua vida na casa da misericórdia e saiu, e os que estavam ali com suas forças e com a força dos outros não viram a Jesus.
4º COMO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? (V. 3)
Estamos todos, a espera e com a esperança de ver Jesus. Como um aleijado, um cego, um coxo ou como um doente ou como aquela multidão que pensavam em o seu próprio umbigo e não respeitava ninguém, que estava na casa da misericórdia, mas não tinha misericórdia, lembre-se que Jesus entrou na casa da misericórdia salvou o aleijado que tinha esperança e saiu e ninguém mais o viu. Como você está hoje? Pronto a permanecer na casa a espera ou não vai ver Jesus entrar e levar o seu irmão e você não o ver. A decisão é sua. Amém
Pr. João
IEEA Jatobá II
Nenhum comentário:
Postar um comentário